segunda-feira, 17 de julho de 2017

Foro de São Paulo comemora Castro, Guevara, Revolução russa, Venezuela e... Lula!



Lula e Venezuela serão temas dominantes do Foro de São Paulo na Nicarágua


A solidariedade com a Venezuela e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva serão os temas dominantes do XXIII Encontro do Foro de São Paulo, que será realizado de 15 a 19 de julho na Nicarágua, afirmou nesta sexta-feira uma fonte do partido governista nicaraguense Frente Sandinista de Libertação Nacional.

"Alguns temas vão dominar o foro: a solidariedade com a Venezuela e com Lula", disse a jornalistas o presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Assembleia Nacional, Jacinto Suárez.
A Venezuela vive momentos críticos após mais de 100 dias de manifestações que deixaram pelo menos 94 mortos e a convocação do governo de Nicolás Madura para uma Assembleia Nacional Constituinte.
O ex-presidente Lula enfrenta uma condenação de 9 anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, ditada nesta semana em primeira instância pelo juiz federal Sergio Moro.
O Encontro do Foro de São Paulo na Nicarágua espera reunir representantes de 118 partidos políticos de esquerda de 26 países da América Latina.
O governo de Cuba informou que enviará ao encontro uma delegação liderada pelo chefe de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista da ilha, José Ramón Balaguer.
Está prevista para a reunião a aprovação de um documento chamado "Consenso da nossa América", com o qual partidos e movimentos da esquerda da América Latina e do Caribe recolhem projeções para um programa politico em função da união, segundo jornais cubanos.
Suárez afirmou que o foro será dedicado ao ex-governante cubano Fidel Castro, morto no final de 2016, e ao argentino Ernesto "Che" Guevara, pelo 50º aniversário de sua morte, e ao centenário da Revolução Russa.


Fonte: EFE

Nenhum comentário: