sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Bons tempos aqueles quando se acreditava no Criador e não nas criaturas!




Ato de fé pelo planeta

Paula Ferreira

O Papa Francisco disse que a preservação do planeta deveria ser diretriz dos católicos e exortou o mundo a frear mudanças climáticas. Instruir os que não sabem, alimentar os famintos e cuidar dos doentes são algumas das missões diárias indicadas aos católicos pela Igreja. 

Ontem a lista ganhou um novo item: zelar pelo meio ambiente. Em uma mensagem escrita para marcar o Dia da Oração pelos Cuidados com a Criação, o Papa Francisco exortou o mundo a tomar medidas urgentes para frear as mudanças climáticas. Para o Pontífice, a preservação do ecossistema deveria constar nas chamadas “obras de misericórdia”.

Que as obras de misericórdia também incluam o cuidado com nosso lar comum — pediu o Papa, explicando o que se trata: — O cuidado da casa comum requer a grata contemplação do mundo, que nos permite descobrir qualquer ensinamento que Deus quer nos transmitir por meio de cada coisa. 

O cuidado da casa comum requer aqueles simples gestos cotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo, e se manifesta o amor em todas as ações que procuram construir um mundo melhor.

No documento, o Papa argumenta que as mudanças no clima e suas consequências afetam principalmente os mais pobres, incluindo os refugiados, que são aqueles que menos têm responsabilidade sobre impactos negativos causados no meio ambiente em favor da economia. 

Nesse sentido, o líder da Igreja apontou o consumismo e a ganância financeira como fatores de ameaça ao planeta. Deus nos deu um jardim abundante, mas nós o transformamos em uma terra devastada e poluída de destroços, desolação e sujeira. Economia e política, sociedade e cultura não podem ser dominadas pelo pensamento único no curto prazo e nos ganhos financeiros e eleitorais imediatos — defendeu o Papa.


O Papa fez ainda uma recomendação importante aos fiéis. De acordo com o pontífice, é fundamental que a população pressione governos para que cumpram os compromissos relacionados à preservação ambiental e ao controle das mudanças climáticas instituídos durante a Cúpula de Paris (COP-21), quando líderes mundiais estabeleceram metas para tentar frear o aquecimento da Terra.

Fonte: 

O Globo, sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Nenhum comentário: