quinta-feira, 24 de março de 2016

Já pensou se os nossos campos estivessem nas mãos do MST?


MT exporta 'um navio' de soja por dia

Da Redação
Escoamento mato-grossense entra na fase mais movimentada. Volume remetido diariamente é suficiente para lotar uma embarcação em Santos

O escoamento da safra recorde de soja, estimada em mais de 100 milhões de toneladas no ciclo 2015/16, no país, entra em seu período mais movimentado neste mês e atinge marcas impressionantes. A Rumo, maior concessionária de ferrovias do Brasil, vem remetendo, somente de Mato Grosso para o porto de Santos (SP) um volume equivalente a um navio carregado de grãos por dia.

Sete comboios de cerca de 80 vagões partem diariamente dos terminais de Rondonópolis e outros dois saem de Alto Araguaia, ambas cidades localizadas no sudeste mato-grossense. Os trens carregam, juntos, perto de 50 mil toneladas de soja, volume suficiente para encher 1,4 mil caminhões – ou um navio graneleiro. 

Essa movimentação ocorre em um ano em que o País se supera na produção e na exportação de soja. Para a safra 2015/2016, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma colheita de 101 milhões de toneladas e embarque de 56,75 milhões de toneladas do produto em grão. Em relação a 2014/15, o primeiro número representa 4,95 milhões de toneladas a mais (aumento de 5%) o segundo, 2,43 milhões de toneladas (4,5%). 

Para chegar a esse volume nas exportações, o Brasil precisa exportar uma média de 155 mil toneladas da oleaginosa em grão por dia. Em março, um terço desse volume sairá de Mato Grosso, o maior produtor nacional, via ferrovia. 

Mato Grosso está produzindo 28,5 milhões de toneladas de soja na safra 2015/16, segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). Nesta época do ano, o Estado passa a exportar mais de 1 milhão de toneladas por mês, principalmente para a China. 

As exportações têm estimulado uma produção cada vez maior de grãos. No caso da soja, aproximadamente três quartos da colheita brasileira devem ser exportados nesta temporada, conforme a Conab. Além das 56,75 milhões de toneladas em grão que estão deixando o País, o setor deve embarcar 15,5 milhões de toneladas de farelo e 1,4 milhão de toneladas de óleo, totalizando 73,65 milhões de toneladas em exportações. 

Conforme dados do Imea sobre os embarques de soja, números referentes ao realizado em fevereiro, o porto de Santos (SP) foi o principal destino do grão com mais de 288 mil toneladas exportadas, seguido por Santarém (PA) com movimentação de outras 175,8 mil toneladas e Paranaguá (PR), com mais 117,26 mil toneladas. 

Diario de Cuiaba,
Quinta-feira, 24 de março de 2016

Nenhum comentário: