terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Socialistas! Queimem o que adoraram... "Comer na Venezuela se tornou um luxo"



Leite vira artigo de luxo na Venezuela


Valor de um quilo do leite em pó custa 22% do salário mínimo



Filas em Caracas. Venezuela enfrenta escassez e desvalorização monetária - AP/22-1-16


A escassez que assola a Venezuela continua a criar situações que demonstram a difícil situação econômica do país, onde a inflação calculada por analistas independentes chega a 270% ao ano

Para o “Correo del Caroní”, os pacotes de leite em pó chegaram às prateleiras, mas não são consumidos por seu alto valor. De acordo com o jornal, do município de Guayana, o preço de um quilo de leite em pó representaria o equivalente a 22% do salário mínimo.

— Dizem que o leite é “enriquecido com vitaminas e cálcio extra” para vendê-lo a esse preço — protesta a dona de casa Sonia Indriago. — Comer na Venezuela se tornou um luxo, e agora é preciso estabelecer prioridades. Se você compra leite, não compra nem carne, nem frango, porque ficou impossível.

O presidente da Aliança Sindical Independente, Carlos Navarro, afirmou que, com dois salários mínimos, acrescidos das bonificações de alimentação, só é possível comprar comida para 17 dias. 

O país vive uma batalha entre o presidente Nicolás Maduro e a nova Assembleia Nacional sob comando da oposição, em torno da emergência econômica decretada pelo governo. 

O Legislativo rejeitou a medida na semana passada, sob alegação, entre outras coisas, de que o Executivo não provou que os instrumentos a seu dispor não são suficientes para lidar com a crise. 

Além disso, diz que o governo continua não liberando informações precisas sobre o estado da economia e que a emergência econômica, como foi proposta, seria uma carta branca para Maduro.

A crise também foi tema de um encontro de militantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) na tarde de ontem. Em discurso, o governador do estado de Vargas, Jorge García Carneiro, afirmou que a crise no país é parte de uma “guerra psicológica”.

— Para nós, não há escassez. O que há é o amor e a pátria — minimizou.


Fonte: 

 http://oglobo.globo.com/mundo/leite-vira-artigo-de-luxo-na-venezuela-18541746#ixzz3yLo5dYq4
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário: