terça-feira, 11 de agosto de 2015

Francisco I: a natureza acima de tudo! Até da fome.


Papa Francisco critica desmatamento 
de florestas para produção de soja
O papa Francisco desta vez acaba de criticar a destruição de florestas para a produção de soja, prática comum em sua natal Argentina e no Brasil, e pediu que se cuide da natureza em todo o mundo.

Em entrevista à rádio católica Virgen del Carmen, de Santiago del Estero, no norte da Argentina, o pontífice reforçou sua mensagem que o meio ambiente deve prevalecer sobre os ganhos financeiros. [E sobre a fome dos humanos também?]

"Dói minha alma quando há desmatamento para plantar a soja. Passarão milhares de anos para recuperar isso. Cuidem da floresta, cuidem da água", disse à rádio, em um programa apresentado por dois sacerdotes.

A declaração papal se enquadra na primeira encíclica de Francisco, 'Laudato si', divulgada em junho. Nela, pediu uma "revolução corajosa" para salvar o planeta do consumismo e um sistema econômico que defenda os mais pobres.
 [Único sistema econômico que transforma todas as pessoas em pobres é o comunista]

A Argentina é o maior produtor de farelo e óleo de soja do mundo. O cultivo ocupa 60% da terra fértil do país, boa parte sobre áreas dos pampas que foram devastadas para dar lugar às plantações.

O mesmo foi feito em diversas regiões do Cerrado e da Amazônia no Brasil, que é o maior produtor de grãos de soja do mundo. A maior parte da colheita dos dois países é exportada para a China e usada para alimentar animais.

Desde que se tornou papa, Francisco faz defesa forte do meio ambiente. Em visita à América Latina no início de julho, ele criticou o capitalismo, incluindo a plantação de commodities, e defendeu os direitos dos mais pobres.
[É isso aí!...]

Memento: “O homem foi criado para louvar e reverenciar o Senhor seu Deus e, servindo-O, afinal salvar-se; as demais coisas na face da Terra foram criadas por causa do homem, para ajudá-lo na consecução de seu fim; por isso, deve-se usá-las, ou abster-se  delas, na medida em que conduzem o homem ao seu fim ou dele o afastam”
(Santo Inácio de Loiola – Exercícios Espirituais

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: