terça-feira, 23 de junho de 2015

GPS do Agronegócio, ponto de referência para discurso na Câmara. Matéria = queijo mineiro!




O SR. MISAEL VARELLA (DEM-MG. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados.

Um queijo de Minas Gerais acabou de ser premiado na França, país conhecido mundialmente pelos seus queijos. Nosso produto da Serra da Canastra recebeu nada menos que uma medalha de prata, em concurso com mais de 600 concorrentes naquele país europeu.

Segundo matéria recentemente estampada no Blog GPS do AgronegócioMinas Gerais está, a cada dia,se consolidando mais no roteiro mundial. Com efeito, no mês passado, acontecimento inédito chamou a atenção para a região da Serra da Canastra, nas nascentes do legendário Rio São Francisco. Um queijo da fazenda Estância Capim Canastra obteve sua primeira medalha numa competição internacional.

A categoria vencida pelo queijo mineiro na competição Mondial du Fromage de Tours foi a de massa prensada não cozida, ou seja, de leite cru de vaca. O produtor medalhista, Guilherme Ferreira, comemorou a conquista e disse que ela veio em boa hora, pois se trata de um reconhecimento histórico. Ele mesmo não imaginava que o seu produto pudesse um dia chegar a um lugar desses, o que muito lhe recompensou no afã de obter sempre um produto de boa qualidade.

Acredita ele que esta recompensa incentivará muitos outros produtores não apenas da região da Serra da Canastra, mas de toda Minas Gerais, para que se esforcem em aprimorar a produção, sempre se pautando pelas regras estabelecidas. Só assim eles poderão vender para o Brasil inteiro, e por que não pensar na exportação? O produtor atribui o seu sucesso ao resgate que fez do gado Caracu e ao tipo de solo de sua fazenda, rico em minerais e água pura. 

A competição da qual seu queijo saiu premiado organizou os queijos em pratos que foram identificados apenas por um número, sem informar a origem.Na verdade, o queijo premiado foi levado junto com outros sete tipos fabricados no Brasil, escolhidos para a referida competição.

Sr. Presidente, nossos efusivos parabéns para Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra, pelo feito inédito de ganhar esta medalha e de ter o seu esforço tão altamente recompensado. Que tal prêmio sirva de estímulo não apenas para ele, mas para tantos outros produtores de queijo disseminados por toda Minas Gerais.

Tenho dito.

Nenhum comentário: