quarta-feira, 27 de maio de 2015

El Niño traz mais chuvas para o Sul e seca para o Nordeste


O Brasil vai experimentar provavelmente um El Niño moderado até o final do ano, trazendo chuvas frequentes para as principais regiões produtoras de grãos do País



O Brasil vai experimentar provavelmente um El Niño moderado até o final do ano, trazendo chuvas frequentes para as principais regiões produtoras de grãos do País, ao mesmo tempo em que provoca seca no Nordeste, previu o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

O meteorologista do Imnet Fabrício Daniel dos Santos Silva disse que seis trimestres consecutivos de temperaturas do Oceano Pacífico em elevação na região equatorial "indicam até agora um evento de El Niño considerado de fraca intensidade, com tendência a passar ao estágio moderado até o final do ano". 

O El Niño pode resultar em tempo seco em toda a Ásia e no leste da África, causando também intensas chuvas e inundações em partes da América do Sul, inclusive no Brasil. Em 2009, destruiu campos de trigo na Austrália e danificou culturas em toda a Ásia, elevando os preços dos alimentos. 

No Brasil, um país continental e grande fornecedor global de açúcar, café, carne bovina e soja, o impacto do retorno do El Niño provavelmente seria variado.

Com Agências



DCI, 27 de maio de 2015

Nenhum comentário: