quinta-feira, 23 de abril de 2015

Temer diz que corrupção 'preocupa o país'... É tudo o que V. Exa. tem a dizer?




 Atrás da corrupção estão os os políticos 

Veja e analise um pouquinho um despacho [abaixo] que a Agência Estado acaba de divulgar sobre declarações do vice-presidente da república e articulador do governo do PT. Dá vontade de perguntar se o leitor está bem sentado...

Mas o que declarou o sr. Temer, afinal? – Que a corrupção na Petrobrás “preocupa país”... Não estaria o nosso vice-presidente vendo miragens? Ou está zombando dos brasileiros? Acaciano, ele ainda disse que a Petrobrás é o ‘símbolo’ da grandeza do país...

Que 'grandeza', Sr. Temer? Se for símbolo, o balanço da Petrobrás que saiu ontem retratou um Brasil tão amesquinhado, tão perdido no fundo de um poço sujo de petróleo, que a palavra ‘grandeza’ utilizada por sua excelência só pode se referir à grandeza de nossa pequenez...

Ó coisa admirável! Ó obviedade das obviedades afirmar que a "corrupção preocupa o país"! Neste momento, Sr. Temer, nossa grandeza está enchafurdada nas borras do fundo do poço da Petrobrás, emporcalhada pela roubalheira que envolve praticamente todo o governo do qual o Sr. é parte.

Declarar que  o maior escândalo financeiro e político de nossa história é motivo de “preocupação” é rir dos brasileiros. O Sr. Temer lucraria em entender um pouco a voz das ruas. Verá que os brasileiros já se encontram muito além dessa preocupação... Eles estão indignados, Sr. Temer, para dizer pouco!

* * *

Ontem, diante do "balanço" da Petrobrás, seu atual presidente, Ademir Bendine, se disse envergonhado – não sei se os brasileiros acreditam... Afinal, o que é vergonha? 

Logo ele que não faz muito tempo não se envergonhava em emprestar – sob condições muito especiais a uma dele -- vultosa quantia... 

Por que sentir vergonha? -- Se ela não pagar, os contribuintes pagarão... 

***

Segue o despacho com as insensatezes

 Madrid - O vice-presidente Michel Temer afirmou nesta quinta-feira, em Madri que o caso de corrupção na Petrobras, investigado pela força-tarefa da Operação Lava-Jato, "é um caso preocupante para o Brasil" porque, segundo o articulador político do governo, a estatal é o "símbolo" da grandeza do país.

Temer participou de encontro realizado pela agência de notícias Efe com líderes empresariais na capital espanhola. "O problema não é saber se há ou não corrupção, mas atuar contra o problema", elogiando as "grandes investigações" executadas pela Justiça Federal, o que tem feito com que o Brasil "abandone as tentações de corromper o poder público".

O peemedebista protagonizou uma das primeiras trapalhadas no comando da articulação política do governo da presidente Dilma Rousseff. Um dia depois de indicar "um eventual contingenciamento" dos recursos turbinados do Fundo Partidário, Temer admitiu nessa quarta que o bloqueio "não é possível".
O motivo é que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015, aprovada por deputados e senadores e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2 de janeiro deste ano, impede que recursos do Fundo Partidário sejam alvo de contingenciamento orçamentário.


Para neutralizar o desgaste, a Executiva Nacional do PMDB decidiu também nesta quarta que não usará 25% da verba do fundo destinada ao partido no Orçamento de 2015. O gesto foi tomado depois de Temer consultar lideranças peemedebistas ao ser informado da impossibilidade do contingenciamento.

Além disso, os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), buscaram afastar a participação da legenda no imbróglio e disseram que a culpa era da presidente Dilma Rousseff. (AE)

Nenhum comentário: