terça-feira, 30 de setembro de 2014

Eucalipto em áreas afetadas pelas secas



Espécie que suporta grande estresse hídrico


O acadêmico da Universidade de Talca (UTAL), Freddy Mora, vem trabalhando com uma metodologia inovadora para identificar qual tipo de eucalipto cresce melhor em áreas afetadas pela seca, na região Norte do Chile. O resultado deste estudo será replicado na Região de Maule, cada vez mais ameaçada pelo estresse hídrico.
No ano 2000, o Instituto de Pesquisa Florestal do país decidiu instalar várias espécies de eucalipto em fazendas de pequenos agricultores que se estabeleceram no entorno da cidade de Los Vilos, na região de Coquimbo, com o intuito de identificar uma espécie que suportasse secas prolongadas.
Os resultados revelaram que a espécie cladocalyx Eucalyptus se comportou bem nessas condições. Trazido diretamente da Austrália, a espécie foi capaz de crescer normalmente sem a necessidade de água. 
"De acordo com os pequenos agricultores, a espécie se estabeleceu na área e provou que o eucalipto cladocalyx cresce melhor sob condições de estresse hídrico ou aridez. Hoje, eles têm 13 anos de vida e têm se mostrado de boa qualidade. Ele também tem uma madeira mais dura e pode ser usado como poste para energia", diz Mora.
O acadêmico acrescentou que esta pesquisa percebeu a possível conexão entre a silvicultura, apicultura e campos sociais. Em outras palavras, a arborização das áreas não ocupadas não só pode dar vida ao chão, mas também desenvolver outras atividades produtivas em áreas com dificuldades consideráveis devido a um clima inóspito.
De acordo com Mora, determinar que tipo de espécie cresce melhor na área vai abrir um mercado desconhecido. "A madeira resiste entre 25 e 30 anos, sem uma deterioração significativa, portanto, pode ter um produto muito mais amigo do meio ambiente”, destacou. Inicialmente, a espécie será usada para produção de postes e bancos de madeira, pois é resistente à deterioração. O resultado da pesquisa será apresentado em um congresso em Zaragoza, na Espanha.


Nenhum comentário: