sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Venezuela na UTI. Será isso que a CNBB quer para o Brasil?


Agenda ideológica...

A irresponsável aventura bolivariana na Venezuela não para de dar seus frutos. Um dos mais recentes, e graves, é a escassez generalizada de insumos médicos e hospitalares, que ocorre já há algum tempo, mas que neste mês atingiu um ponto crítico. 

Faltam desde materiais básicos, como bisturis e gaze, até produtos para procedimentos complexos. A Associação Venezuelana de Clínicas e Hospitais e outras entidades médicas qualificam a situação de “crise humanitária”.

As consequências são inúmeras, muitas delas dramáticas. Sete clínicas de Caracas decidiram suspender as cirurgias eletivas para poder atender somente às emergências. Cerca de 6 mil pacientes com cirurgias marcadas não puderam ser operados por falta de material. O presidente da Sociedade Venezuelana de Anestesiologia, Nerio Bracho, disse que o déficit de anestésicos inaláveis, por exemplo, atinge 90%.

Em nota, a Sociedade Venezuelana de Saúde Pública advertiu que “a falta de respostas do governo para os problemas identificados há meses nos conduz irremediavelmente a uma crise humanitária na saúde, como já advertimos publicamente em janeiro deste ano, com graves e imprevisíveis consequências para a saúde e a vida das pessoas”.

Além de não dar nenhuma satisfação para as organizações médicas, Maduro parece mais interessado em privilegiar sua agenda política e ideológica, ao lotar um avião com alimentos, remédios e equipamentos hospitalares e enviá-lo à Faixa de Gaza. 

Não foi a primeira vez que o governo chavista, em meio ao agudo desabastecimento na Venezuela, prestou “ajuda humanitária” a sócios de sua empreitada anti-imperialista, como Cuba e Síria. 

Enquanto isso, em seu país, pacientes deixam de ser operados e consumidores enfrentam filas para comprar comida, situação que mais se assemelha à de lugares conflagrados pela guerra.

No final do ano passado, Maduro admitiu que a situação dos hospitais era “uma vergonha”. Foi um súbito acesso de sinceridade, que não resultou em nenhuma medida para encaminhar uma solução concreta. Ao contrário: a inépcia do governo venezuelano está atirando o país de vez na UTI

O Estado de S. Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Notas & informações

Nenhum comentário: