segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conab e IBGE projetam safra...


 ... recorde este ano

Idiana Tomazelli


Os impactos da Estiagem do início do ano ficaram definitivamente para trás, e a safra de grãos será novamente recorde este ano



O volume produzido deve ser 2,6% superior ao verificado no ano passado, estimam o IBGE e a Conab. A Soja, mais uma vez, é o carro-chefe da pro- dução Agrícola brasileira. 

Em julho, o IBGE estimou safra de 193,2 milhões de toneladas. Dos 14 produtos que compõem esse volume, 11 terão safra maior do que no ano passado. Enquanto isso, a Conab projeta colheita de 19347 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados ontem, e a diferença ocorre porque os períodos de apuração das duas instituições são distintos. 

A estimativa do IBGE é 7 milhões de toneladas a mais do que a apresentada em junho, por conta de uma melhor expectativa sobre a produtividade das lavouras de Milho z.3 safra. 

"Houve uma reavaliação do rendimento médio. Os produtores de Mato Grosso, Paraná, Sergipe, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Pará tinham expectativa de rendimento menor, mas viram que vai ser maior", explicou o gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE, Mauro Andreazzi. 

Apesar disso, os preços em queda do grão farão com que a produção seja 0,7% menor do aue no ano passado, totalizando 46,1 milhões de toneladas. O Milho i.a safra também teve redução em 2014, em função do valor menos atrativo aos produtores. 

Soja

As culturas que devem garantir o recorde Agrícola por mais um ano são o trigo, o arroz e principalmente a soia, a despeito de problemas climáticos que afetaram lavouras no Sudeste no início do ano. A produção de Soja, quase inteiramente já colhida, deve resultar em 86,639 milhões de toneladas, 6% a mais do que em 2013. 

Já o trigo deve ter safra recorde, com produção de 7,849 milhões de toneladas, alta de 37,3% sobre o ano passado. "Os preços estavam atrativos este ano, então houve aumento na área plantada e na estimativa de rendimento médio. O Paraná se recuperou e voltou a ser o maior produtor em 2014", destacou Andreazzi. 

Apesar disso, o gerente do instituto ressaltou que as plantas ainda estão muito jovens, e nenhum trigo foi colhido efetivamente até o momento. Houve ainda excesso de chuvas na região Sul no mês de junho, o que pode afetar os próximos levantamentos. 

Para a Conab, o volume de trigo colhido em 2014 deve ficar em 7,5 milhões, projeção mantida a despeito das chuvas no Sul. "É um número potencial, com uma chance muito alta de se confirmar. Podemos ter algum tipo de intempérie, mas esse número está muito ajustado dentro da realidade", disse o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo. 

COLABORARAM NIVALDO SOUZA E TOMAS OKUDA



OESP, 8 de agosto de 2014

Nenhum comentário: