quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Atenção produtores rurais...


O fenômeno El Niño de volta ao Brasil!


Os efeitos provocados pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico, conhecido como fenômeno El Niño, tem historicamente ocasionado chuvas torrenciais ou secas prolongadas em diferentes regiões do Planeta. 

Uma nova pesquisa, realizada por cientistas japoneses, norte-americanos, dinamarquês, ingleses e australianos, faz o primeiro levantamento global relacionando diretamente as culturas agrícolas com o fenômeno El Niño e mostra os efeitos desse fenômeno na produção de alimentos mundo afora. 

Mostra também a expansão de algumas culturas anuais nas regiões tropicais. No Brasil, esse fenômeno climático tem provocado seca no Nordeste e chuva abundante nas regiões Sul e Centro-Oeste. Estas duas últimas regiões são consideradas as maiores produtoras de grãos do País. 

A pesquisa aponta de maneira global e também localizada como o fenômeno El Niño poderá prejudicar a produtividade mundial de arroz e trigo em outras regiões do mundo.

Com dados concretos coletados em diferentes ecossistemas mundiais, a pesquisa afirma que em anos de ocorrências do fenômeno La Niña – oposto a El Niño, pois que faz resfriar as águas do Oceano Pacífico – cai substancialmente a produtividade de grãos.


Segundo Romildo Gonçalves, biólogo, mestre e doutorando em Agricultura Tropical, a Organização Meteorológica Mundial, ligada à ONU, prevê que o fenômeno El Niño ocorrerá no Brasil a partir de meados de 2014. O alerta foi dado. 

Governantes, gestores públicos e produtores rurais devem ficar atentos. 

Fonte: (A Gazeta, 18 de junho de 2014).


Nenhum comentário: