quarta-feira, 14 de maio de 2014

Conflagração indígena




  

Há 285 municípios brasileiros conflagrados por disputas de terras entre produtores rurais e indígenas, segundo estimativa da CNA. Os conflitos em propriedades invadidas crescem pari passu à ampliação e multiplicação dos territórios indígenas promovidos pela Fundação Nacional do Índio – Funai. Com efeito, de 1988 para cá, as terras indígenas se multiplicaram sete vezes – de 16 milhões para 111 milhões de hectares – e já atingem 13% do território nacional.

Os problemas se concentram sobretudo no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Bahia, mas estão presentes em pelo menos 13 estados, conforme ilustração. A polêmica, contudo, gira em torno do processo de demarcação, hoje a cargo exclusivo da Funai. O setor produtivo vem levantando suspeitas quanto ao modelo atual adotado pelo governo em decorrência de uma sistemática ação política e ideológica a favor dos indígenas.

Para o procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e membro do Grupo de Trabalho Indígena desse estado, Rodinei Candeia, os processos obscuros das demarcações em áreas com fazendas são parte de uma estratégia política para ampliar as reservas a qualquer custo.

Fonte: http://www.questaoindigena.org/2014/04/conflitos-gerados-pela-funai-incidem.html


Nenhum comentário: