terça-feira, 29 de abril de 2014

Mais confusão : quilombolas protestam em Belo Horizonte...




...  contra a condenação de cinco quilombolas 




Quilombolas de Brejo dos Crioulos, comunidade do Norte de Minas Gerais, fazem uma manifestação nesta terça-feira em frente ao prédio do Tribunal de Justiça de Minas, Centro de Belo Horizonte. 

Segundo a Polícia Militar, são cerca de 50 pessoas protestando contra a condenação de cinco quilombolas acusados de assassinato. O grupo pede a nulidade do processo. 

Advogados da Associação do Brejo dos Crioulos vai entrar com recurso para anulação da sentença na tarde desta quarta e os manifestantes ficarão na porta do prédio para apoiar ao advogados. 


Os cinco quilombolas foram condenados pela morte de um jagunço (?) durante confrontos no território ocupados por eles em 2011. 

Um decreto federal determinou a reintegração de posse para saída das famílias de um terreno no Norte de Minas e houve confusão no dia da retomada das terras. 

Os quilombolas tiveram a prisão decretada 12 dias após o conflito. O homem morto seria funcionário do prefeito de Varzelândia, que também é fazendeiro na região. 

Em janeiro deste ano, cerca de 120 famílias quilombolas de Brejo dos Crioulos reocuparam a fazenda do prefeito. Desde então, o clima está tenso na região, com ameaças entre as partes, tiroteios e disputas.

Estado de Minas Luana Cruz



Nenhum comentário: