sábado, 28 de setembro de 2013

Quem diria... Mandioca vence cianeto


Bactérias da mandioca eliminam o cianeto da
 água contaminada por mineração

 

O cianeto é um elemento usado na mineração de ouro. Utilizado na esteira de mineração, deixa um rastro de contaminação que, quando não é tratada e muitas vezes despejado diretamente nos rios.
Graças a estudos recentes realizados na Colômbia, encontraram uma maneira eficiente para remover o cianeto de água utilizando bactérias mandioca.

Durante o processamento da mandioca, há seis grupos de bactérias nas plantas e que são capazes de remover o cianeto em rios contaminados por mineração. Eles são microrganismos presente na mandioca que degradam o cianeto naturalmente.
Esta implementação foi descoberta graças a necessidades na Colômbia, para tomar medidas contra a poluição de rios em uma área dominada pela insegurança, os criminosos e os grupos ilegais.
A alternativa é mais eficaz e mais acessível em comparação com outros processos químicos para a limpeza de águas residuais.

De acordo com a pesquisa, estes micro-organismos têm diferente capacidade para processar e eliminar o cianeto. Alguns grupos foram capazes de reduzir a zero a presença do cianeto na água contaminada.
Sem dúvida, a implementação desta biotecnologia daria uma alternativa mais eficaz para o grave problema da poluição da água com este elemento letal.

O objetivo final deste projeto é treinar os mineiros para realizar este processo de eliminação do cianeto das águas, com a entrega de tanques com bactérias extraídas do processamento da mandioca, para fazer a limpeza da água e, assim, eliminar vazamentos de cianeto nos rios.


http://www.painelflorestal.com.br/noticias/bacterias-da-mandioca-eliminam-o-cianeto-da-agua-contaminada-por-mineração

 

Um comentário:

Iracema disse...

E a casca de banana?