segunda-feira, 10 de junho de 2013

Exposição de maquinários para o agronegócio café...


... começa em Minas 


Belo Horizonte (10.06.2013) - O que há de mais inovador e eficaz para o cultivo e comercialização do café estará exposto na 16ª edição da Expocafé. A feira movimenta cerca de R$ 200 milhões e reúne os maiores produtores do Brasil.

A Expocafé começa nesta terça-feira (11/06) em Três Pontas (Sul de Minas Gerais), com a realização do 4º Simpósio de Mecanização da Lavoura. De 12 a 14 de junho a Expocafé estará aberta aos interessados em conhecer e adquirir maquinários e/ou insumos. 

A Expocafé é também uma importante difusora de tecnologias para o setor cafeeiro. Além das novidades em equipamentos, os visitantes da feira poderão conhecer novas variedades de café desenvolvidas pela EPAMIG, que têm como característica a tolerância à seca.

Em uma área de 10 mil metros quadrados na Fazenda Experimental de Três Pontas / EPAMIG, haverá 128 expositores com origem 50% São Paulo; 35% Minas Gerais; 10% Região Sul do país; 5% outros estados.

A feira começa no dia 11 de junho com o ‘4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira’ para quem se inscreveu previamente. No dia 12, às 10h, haverá a abertura oficial do evento e, de 12 a 14 de junho, o público tem acesso gratuito.

Durante a feira empresas expositoras demonstram o funcionamento de máquinas e equipamentos, especialistas convidados pelo Exportaminas farão palestras sobre exportação, Inovação e Tendências Mundiais para o Café. 

A Expocafé abrirá espaço ainda para o pré-lançamento de cinco novas cultivares de café resultantes do Programa de melhoramento genético do cafeeiro da EPAMIG, em parceria com outras instituições de pesquisa que integram o Consórcio Pesquisa Café. 

Nas dinâmicas de campo, os pesquisadores da EPAMIG apresentarão resultados dos experimentos realizados com esses novos materiais genéticos e principais características de cada um. São materiais com resistência à ferrugem, recomendados para cafeicultura de montanha.

Durante a Expocafé 2013 será divulgada, no estande da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Semana Internacional do Café, um dos maiores eventos mundiais do setor cafeeiro. 

Programada para o período de 9 a 13 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, a Semana receberá a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8a edição do Espaço Café Brasil.


A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do grão.

Nenhum comentário: