quinta-feira, 13 de junho de 2013

É muita terra para pouco índio!


Mobilização nacional amanhã, sexta-feira

 O deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional, enviou um áudio no qual fala sobre a mobilização nacional marcada para sexta-feira, 14 de junho, das 9 às 14 horas, contra as novas demarcações de terras indígenas e a revisão de áreas em processo demarcatório em função das denúncias de irregularidades feitas contra a Funai.

A mobilização acontecerá em todo o país sendo que cada Estado organizará manifestações pacíficas em pontos estratégicos como rodovias, praças e outros locais com grande circulação de pessoas. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a pretensão da Funai em ocupar 25% das terras brasileiras com áreas indígenas. Também, ganhar força em Brasília para dar encaminhamento à CPI que investigará a Funai.

O Brasil tem 12,7% do território com áreas indígenas para um universo de aproximadamente 817 mil índios. Os 5,2 milhões estabelecimentos rurais do país ocupam 38,8% do Brasil. 

Os índios representam 0,43% da população e a Funai pretende a criação de mais 611 reservas, aumentando ainda mais a área pertencente aos índios, chegando a 25% das terras brasileiras. 

Segundo Colatto, "é necessário e urgente uma política indigenista que não tire os produtores rurais de suas terras, causando caos social e conflito rural, mas que dê atenção aos índios em função das dificuldades que vivem hoje em suas comunidades".

Convite para a mobilização

Até a tarde do dia 11, em Santa Catarina, foram confirmadas mobilizações nos seguintes pontos:

Cunha Porã/Saudades- SC - Trevo SC- 158/BR-282 
Arvoredo/Seara/Paial-SC - Rod. SC 283 – Posto Chapadão 
Abelardo Luz/SC -SC-467 – Posto Prox. Coop. Coamo
Palhoça/SC -  BR 101 – Entrada da Enseada do Brito, próximo Posto Combustível.
Araquari/SC – Local a ser definido



Nenhum comentário: