quinta-feira, 18 de abril de 2013

Muito além da salada



BC agiu tarde, diz ‘Economist’



O Banco Central agiu tarde contra a inflação. A avaliação está publicada na nova edição da revista britânica The Economist que chega às bancas hoje. Com o título “atrás da curva”, a matéria diz que o BC age tardiamente tentar trazer os preços de volta ao controle.
“Um Banco Central sabe que perdeu o controle das expectativas de inflação quando o aumento de preços vira motivo de piada. No Brasil, as piadas foram com o tomate que ficou muito caro... mas os números publicados mostram que o problema da inflação vai muito além da salada". 
Diante do cenário, a Economist diz que o aumento do juro anunciado ontem foi “tardio” e em um momento em que a economia não dá sinais de força. 

Menos empregos estão sendo criados. A produção industrial e o Índice de Atividade Econômica caíram em fevereiro. 

O núcleo das vendas no varejo caiu pela primeira vez em quase uma década, um sinal particularmente preocupante dado que apenas o consumo doméstico manteve o Brasil fora da recessão em 2012.
“A presidente Dilma Rousseff tem alardeado, desde então, que as taxas de juros mais baixas são uma ‘conquista’ do governo”.
A reportagem diz, ainda, que a inflação alta tem atingido especialmente as famílias de menor renda, o que pode prejudicar Dilma nas eleições de 2014, diz a revista.

Fonte: Agência Estado - Fernando Nakagawa, correspondente

Nenhum comentário: