terça-feira, 16 de abril de 2013

Florestas plantadas salvam outras florestas


Vídeo apresentado no programa Painel Florestal TV do Canal Rural no 

último sábado, 13 de abril de 2013


Painel Florestal - Paulo Cardoso

Desmatamento tem sido trocado por reflorestamento. Há muito tempo o único meio de se obter a celulose, para a confecção do papel que nós utilizamos todos os dias, era através da extração de florestas nativas. 

Para isso era preciso derrubar milhares de árvores, mas há 50 anos, a melhor forma de ter celulose se tornou as florestas plantadas. Atualmente toda a produção de celulose vem de áreas reflorestadas de pinus e eucalipto, evitando a degradação do meio-ambiente. Mas, não é só indústria de papel e celulose está substituindo a madeira nativa por eucalipto e pinus.

Assim também acontece com a produção de móvel, lenha, carvão vegetal e chapas de madeira, que antes utilizavam os recursos das florestas nativas. As empresas, que utilizam fornos a base de carvão vegetal, chapas e compensados e até indústrias de móveis, utilizam a madeira vinda de florestas plantadas.

Hoje a palavra desmatamento tem sido trocada pela palavra reflorestamento. Enquanto o ciclo de vida do eucalipto é de 7 a 10 anos, as árvores nativas têm um ciclo dez vezes maior.

Mas, para convencer os empresários de que usar a madeira proveniente de floresta plantada era uma boa opção, foi preciso mostrar mais do que a sustentabilidade e preocupação com o meio-ambiente. 

Foi preciso que a ciência provasse que as florestas cultivadas também são viáveis economicamente.





Nenhum comentário: