sexta-feira, 1 de março de 2013

Favelas rurais x Celeiro do mundo




Leitores indignados


"...prontos para novas invasões"

■ Enquanto os agricultores trabalham arduamente para apresentar safra recorde de 185 milhões de toneladas de grãos em 2013, grupos de sem-terra, liderados pelo MST, ocupam as margens das estradas em Mato Grosso do Sul, prontos para novas invasões. — Sergio S. de Oliveira, Ponta Porã, MS.


"... virou uma verdadeira favela"

■ Tenho de discordar de que não há nada de contundente, muito menos de exatidão, na afirmativa do ministro Gilberto Carvalho de que os assentamentos se transformaram em “quase favelas rurais” (18/2, A3). 

Não existe essa de quase, ou é ou não é. E com precisão de quem ainda “briga” com o INCRA pela inadequada desapropriação de minha propriedade rural, posso afirmar que ela virou uma verdadeira favela. 

A começar que o INCRA, ao desapropriá-la, nem levou em conta o laudo de seus próprios engenheiros vistores, que consideraram a propriedade imprópria para a agricultura. 

É estranho que só agora, após a fúria arrecadatória do INCRA, que vinha agindo sem nenhum critério técnico, apenas ideológico, e mais, com o respaldo do Judiciário, que pouco entende da matéria, venha o ministro Carvalho dizer que não pode mais fazer assentamentos em terras sem condições de desenvolvimento agrícola. 

Para exemplificar o resultado desse desastre: os sem-terra que estão alojados na minha propriedade vivem de bolsas e para fazer algum dinheiro extra começaram a cortar as árvores da mata, que é reserva legal

Não vou entrar no mérito da minha causa, porém não me pude furtar a comentar o desastre que é Reforma Agrária no Brasil. — Maria Lucia Fernandes, Garça, SP (OESP, 23 de fevereiro de 2013)


... parou para repensar a Reforma Agrária socialista


Gilberto Carvalho afirma que Dilma freou processo para repensar o modelo.

Distribuição ampla de áreas para sem terra foi tônica das gestões FHC e Lula, de quem Carvalho foi chefe de gabinete.

Responsável no governo pelo diálogo com movimentos sociais, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) reconheceu ontem falhas na política federal de reforma agrária, dizendo que vários assentamentos se transformaram em "favelas rurais".

"É real e, infelizmente, verdadeiro que no Brasil há muitos assentamentos que se transformaram quase que em favelas rurais", disse Carvalho para justificar a política adotada por Dilma Rousseff, a presidente que menos desapropriou áreas para assentamentos nos últimos 20 anos. (FSP, 9/2/2013 - Fernanda Odilla de Brasília)

Nenhum comentário: