terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Agro salva o PIB do 3º trimestre




Setor foi o que teve o melhor desempenho, crescendo 2,5%, acima do resultado 
geral de 0,6%

A agropecuária foi o segmento da economia que registrou o melhor desempenho no resultado do PIB do terceiro trimestre.

Apesar do PIB total ter registrado apenas um ligeiro avanço de 0,6% em relação ao do segundo trimestre, a agropecuária cresceu 2,5%, seguida da indústria (1,1%). 

O setor de serviços ficou estável. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a agropecuária também cresceu, atingindo um incremento de 3,6%.

Rebeca Palis, gerente de contas nacionais do IBGE, destacou que a agropecuária apresentou a maior taxa de crescimento tanto em relação ao segundo trimestre, quanto no que diz respeito ao mesmo período do ano anterior. 

'A colheita do café e do milho de segunda safra contribuiu para o desempenho do setor, influenciando positivamente no resultado do PIB', afirmou a presidente da CNA, Kátia Abreu. 

As produções de café e milho cresceram,respectivamente, 14,5% e 27,1%.


Para o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho 'novamente o agro mostra sua força na economia nacional'. Segundo ele, os percentuais de crescimento devem ser ainda maiores no próximo ano.

Já o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Cesário Ramalho da Silva, ressalvou que o crescimento do agro poderia ter sido maior se o setor recebesse mais investimentos. 

Ramalho citou a deficiente estrutura logística e as diretrizes da política energética como obstáculos à chegada de novos recursos.


Fonte: Sou Agro - Redação

Nenhum comentário: