quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FUNAI e o incentivo a conflitos...




     ... armados em propriedades do Mato Grosso do Sul



Durante a sessão da Assembleia Legislativa de ontem (20/11), líderes indígenas denunciaram que a Funai estaria incentivando os índios a se armarem para conflitos no interior do Estado. 

Danilo Oliveira Luiz, presidente da Associação Estadual dos Direitos das Comunidades Indígenas, e Rubson Ferreira de Oliveira, ambos da etnia Terena, entregaram ao presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos, um DVD que com imagens que comprovariam a denúncia.

Para a Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS a denúncia deve ser analisada com cautela. “É preciso analisar a denúncia, pois, até que se prove o contrário a Funai tem o papel de promover o acordo de forma pacífica”, afirmou a presidente da comissão Samia Roges Jordy Barbieri.

De acordo com os denunciantes, as imagens do DVD mostrariam um vereador indígena de Dois Irmãos do Buriti ligado à Funai incentivando o conflito violento. Rubens também informou que as imagens serão entregues a Polícia Federal. Já Daniel afirmou que alguns índios estariam comprando armamento pesado no Paraguai para se preparar para o embate.

O presidente da Comissão de Assuntos Agrário e Agronegócio da OAB/MS, Lucas Abes Xavier, disse que a denuncia deve ser investigado, pois as invasões de indígenas a propriedades rurais sempre ocorrem de forma armada. 

“Não sabemos se há ligação com a Funai, mas temos fotos que comprovam que os conflitos quase sempre ocorrem de forma violenta, com indígenas armados. A Funai desmente, mas temos provas”, comentou o presidente da comissão.

A Comissão de Assuntos Agrário se colocou a disposição da Comissão de Assuntos Indígenas para que juntas possam apurar as denúncias.

Nenhum comentário: