quinta-feira, 8 de março de 2012

Código: Relator faz 28 mudanças


Dois pontos sem acordo


O relator Paulo Piau (PMDB-MG), anunciou 28 modificações no texto do Senado, mas não mexeu nos dois pontos nos quais ainda não há acordo.

São eles: o uso das áreas agrícolas consolidadas que estão localizadas em áreas de preservação permanente e os dispositivos que tratam de questões relacionadas à zona urbana.

Diante do impasse entre o governo - que quer a manutenção do texto do Senado - e os ruralistas - que preferem o texto da Câmara - não está descartada a possibilidade de um novo adiamento para a votação do proposta, prevista para a próxima terça-feira. 

O relator Paulo Piau disse que o texto do Senado acabará inviabilizando a vida de parte dos pequenos produtores, mas defendeu sua manutenção no que diz respeito às áreas consolidadas localizadas em áreas de preservação permanente. 

Ele diz preferir o texto como está, obrigando os produtores a recompor áreas de preservação permanente na margem de rios, em vez da volta da Emenda 164 aprovada pela Câmara. 

A Emenda dá uma espécie de anistia aos desmatadores, ao reconhecer a legalidade de áreas agrícolas consolidadas até 22 de julho de 2008. 

Piau sugeriu um compromisso do governo para que o texto do Senado seja aprovado e os pequenos produtores não sejam afetados.

Entre as alterações propostas por Piau fica excluído o primeiro artigo do texto do Senado e resgatado o que havia sido aprovado pela Câmara.

O projeto aprovado no Senado inclui oito princípios, como o compromisso pela preservação das florestas, que, segundo Piau, trazem insegurança jurídica. 
O relator argumenta que é comum os juízes aplicarem apenas os princípios, desconsiderando o resto da lei.

Um parágrafo do artigo oitavo foi suprimido, impedindo que "em qualquer hipótese, direito à regularização de futuras intervenções ou supressões de vegetação nativa, além dos previstos nesta lei".

Segundo o deputado, isso seria uma condenação eterna, um exagero na legislação.

Nenhum comentário: