quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Ambientalistas": mentem, mentem... (II)


É Lenha

Cristiano Cardoso (*) 

        (continuação) Num mundo que diz discutir os serviços das florestas, parece insano quando se risca terras, investem-se milhões e não se estimula o manejo das florestas nem a formação de plantios florestais.

É lenha, que mesmo tendo conhecimento, tecnologia, solos propícios e condições climáticas, até mesmo os ditos ambientalistas não considerarem a lenha um combustível renovável.

É lenha, ver milhares de pessoas na clandestinidade, ou sendo pautados como agressores ambientais, quando estes estão buscando a sobrevivência e demonstrando ao estado que existe uma vocação florestal a qual necessita de investimentos e de assistência técnica especializada.

No Nordeste, diferentes estudos já mostram que a lenha é a fonte mais barata para produção industrial. É triste que não haja nenhuma bancada, e talvez deputado que defenda a lenha como fonte de energia renovável.

É a lenha que fornece cerca de 30% da energia consumida no nordeste. Lamento que os combustíveis fósseis avancem, e que a lenha seja tratada como não renovável e com motivo de perseguição.

É lenha escutar que a indústria é sustentável porque usa gás GLP, e que o gás natural é energia limpa. É estarrecedor que esse tipo de afirmação venha de ditos especialistas e de salvadores do planeta. É estúpido tratar empresas que usam lenha como atrasadas e não sustentável.

A lenha é uma fonte de energia de base renovável. Para tanto basta manejar florestas ou fazer plantios. Lenha pode ser sustentável quando manejamos florestas.
É preciso que essa importante fonte de energia seja respeitada, pautada e considerada como fonte primária, e não se busque cobrir o sol com a peneira e marginalizar quem a usa ou a produz de forma sustentável.

Da mesma forma que um fruto é colhido, uma árvore também pode ser. Para isso não deveria haver histeria, protesto ou lamentação. A sociedade precisa que árvores sejam colhidas.
Quando uma árvore é cortada e transformada em lenha ou carvão, um bem que foi nos dado está sendo aproveitado. Todavia, não se deve esquecer que essa coleta seja proveniente de manejo florestal sustentável ou plantio.
Quando se associa eficiência energética e bases sustentáveis, a lenha é uma fonte renovável, social e sustentável.
A lenha é um dos poucos combustíveis que tem a capacidade de gerar emprego e aquecer a economia local.
É por isso que lenha é lenha, uma baita fonte renovável de energia que precisa estar presente no discurso dos cidadãos e ambientalistas.
Espero que um dia haja um movimento em prol da lenha.


Fonte: Cristiano Cardoso - Engenheiro Florestal e Licenciado em Ciências Agrícolas, mestrando em Ciências Florestais pela UFRPE  http://painelflorestal.com.br/noticias/artigo/14055/e-lenha

Nenhum comentário: