sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bom senso X disparates


Candeias riscada do mapa?


Apenas uma vitória parcial, pois o assunto ainda vai render muito. O juiz federal Hamilton de Sá Dantas concedeu liminar para que o município de Candeias do Jamari - RO, não fosse transformado numa aldeia de pouco mais de 300 indígenas.


A FUNAI quer ampliar a reserva de 944 p/ 8.500 hectares. Isso representa toda a zona rural de Candeias. Todos os produtores ali estabelecidos há décadas perderiam tudo. Sobraria apenas a área urbana.


Fim da produção, fim do ganho de centenas de famílias, brigas, violência, desespero, confrontos. A FUNAI e o Ministério Público Federal, atuando em conjunto, pretendiam e ainda pretendem - pois o mérito da questão ainda não foi decidido - riscar Candeias do Jamari do mapa.


Aliás, isso se deu coma na Raposa/Serra do Sol onde os produtores caíram na miséria e os índios não sabem o que fazer com tanta terra, conforme inúmeras reportagens e denúncias feitas na imprensa nacional.

A ação foi movida pelo município de Candeias do Jamari contra a FUNAI passou pelo MPF, que opinou pelo não acatamento da decisão. Mas o juiz com um arrazoado muito bom determinou que fossem suspensos os atos para revisão da área indígena, até decisão final do caso.


Mas a FUNAI não vai desistir. Depois da loucura da Raposa/Serra do Sol tudo é possível. Pela lógica dos acontecimentos, a decisão desfechará com o despárecimento desse município de Rondônia, com sua sua população perdendo tudo.


Justificativa? - É preciso entregá-lo a 330 índios! Tal como o terrível caso de Roraima, onde o Brasil perdeu um pedaço do território, onde só estrangeiros e índios podem andar livremente.


Nenhum comentário: