terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aqüífero descoberto no Norte seria o maior do mundo



Catastrofistas silenciam






x


A natureza quando se faz ouvir ‒ e sempre pela via dos fatos e não das teorias ‒ em matérias relativas à ideologia verde, vem falando pesado. E acaba de o fzazer de novo por ocasião de uma descoberta que nos enche de satisfação.
x
Ainda não ouvimos dizer que esta nova riqueza natural tenha causado alegria nos arraias do ambientalismo catastrofista, dos ecolo-fanáticos ou dos comuno-missionários.
x
Trata-se de uma jazida fabulosa de água doce... - Mas, como? Esses “verdes” não estão preocupados sinceramente com a falta de água doce que segundo eles ameaça o futuro do planeta? - Não deveriam ser eles os primeiros a manifestar alívio e distensão de suas preocupações com a descoberta?
xx
Silêncio incomodado, burburinhos ‒ talvez a Terra seja uma “cética” ‒ e voltam ao realejo e repetem que a Amazônia e o planeta vão desertificar...
x
Deixemos de lado esse pessimismo e vejamos a boa notícia.
x
Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), segundo informou Último Segundo, descobriram o que seria o maior aqüífero do mundo. A imensa reserva subterrânea sob os Estados do Pará, Amazonas e Amapá tem o nome provisório de Aqüífero Alter do Chão ‒ em referência à cidade de mesmo nome, centro turístico perto de Santarém.
xx
“Temos estudos pontuais e vários dados coletados ao longo de mais de 30 anos que nos permitem dizer que se trata da maior reserva de água doce subterrânea do planeta. É maior em espessura que o Aqüífero Guarani, considerado pela comunidade científica o maior do mundo”, assegura Milton Matta, geólogo da UFPA.
x
A capacidade do aqüífero não foi ainda inteiramente estabelecida. Os dados preliminares indicam que ele possui uma área de 437,5 mil km² e espessura média de 545 metros. “É menor em extensão, mas maior em espessura do que o Guarani.”
xx
Observamos nós que o maior lago do mundo é o Lago Superior na fronteira dos EUA e Canadá. Ele tem uma superfície de 82 mil quilômetros quadrados e uma profundidade média de 149 metros. O novo aqüífero, portanto, é cinco vezes maior em superfície que o maior o lago de água doce do mundo tendo 3,65 vezes sua profundidade média.
x
O Mar Cáspio, considerado lago, porém de água salgada, com seus 371 mil km²s também fica atrás. Como também uma porção de outros mares de água salgada famosos e cheios de história.
x
Estima-se que o aqüífero Guarani contenha 45.000 quilômetros cúbicos de água. Ou 45 quatrilhões de litros (4512 litros). Porém o Aqüífero Alter do Chão, contém mais água ainda.
x
Matta, prossegue a informação, cita a porosidade da rocha em que a água está depositada como um dos indícios do potencial do reservatório. “A rocha é muito porosa, o que indica grande capacidade de reserva de água. Além do mais, a permeabilidade ‒ a conexão entre os poros da rocha ‒ também é grande.”
x
Segundo ele, apesar de as dimensões da reserva não terem sido mapeadas, sai do aqüífero a água que abastece 100% de Santarém e quase toda Manaus. “A vazão dos poços perfurados na região do aqüífero é outro indício de que sua reserva é muito grande”, afirma Matta.
x
Para o geólogo Ricardo Hirata, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, a comparação com o Guarani é interessante como referência, mas complicada.
x
“O Guarani é um aqüífero extremamente importante para o Brasil e para a América Latina, mas não é o maior do mundo. Há pelo menos um aqüífero, na Austrália, que é maior que o Guarani”, contesta.
x
Se havia dúvidas sobre onde está o maior aqüífero do mundo, o novo achado resolve verdadeiramente a disputa e pelo lado mais concreto.
x
Quererão os radicais do ecologismo pelo menos manifestar um pouco de agrado nesta ocasião?
Porão de lado, ainda que passageiramente, suas habituais profecias sombrias e seu ‒ ali sim ‒ ceticismo crônico sobre o futuro de nossa Terra e de nossa civilização?


x


Fonte: Verde: a nova cord do comunismo

Nenhum comentário: