sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

França e a função social da caça

x
E o Brasil dos ecologistas?
x
x
A França está convocando caçadores para abater javalis que vêm causando danos não apenas às plantações do país.
x
Tamanha foi a sua proliferação, que só em 2010, eles causaram mais de 20 mil acidentes nas estradas franceses. No inverno passado, foram abatidos 560 mil javalis, um recorde no país e dez vezes mais do que se matava há 30 anos.
x
Além dos prejuízos em fazendas, os javalis vêm invadindo cidades e jardins, o que levou o governo francês a liberar a caça ao javali durante o ano todo. Antes, a caça era restrita a certa época do ano, como as outras caças.
x
Acontece que a ecologia radical causou a diminuição de caçadores. Na Alsácia, leste da França, as associações de caçadores investiram em um local de treinamento de tiro para encorajar os futuros caçadores.
x
A maioria dos caçadores da região é de pessoas ricas com mais de 50 anos. Mas, com os centros de treinamento, as associações agora querem conquistar os mais jovens para a guerra contra o javali.
x
Como podemos constatar, não é apenas a propriedade privada da terra que tem função social... No caso concreto da França, a caça também apresenta sua função social.
x
Será que os ecologistas preferirão mais uma vez os bichos aos homens ou quando necessário reconhecerão a necessidade da caça?
x
Fonte: BBC Brasil 28/12/2010
x
x

Nenhum comentário: