terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Custo Brasil (2)

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A colcha de retalhos do PAC
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O Brasil se contenta com a colcha de retalhos do PAC, que privilegia obras sem prioridade, como o trem-bala e o asfaltamento da rodovia amazônica Manaus-Porto Velho (BR-319).
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Mesmo após 8 anos de retórica sobre a reconstrução da capacidade de planejamento do Estado, o País permanece sem um programa integrado e ambicioso para logística.
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A malha ferroviária tinha meros 28.607 km em 2007, 172 km a menos que no primeiro ano do governo Lula. Já a rede rodoviária alcançava mais de 211 mil km, a indicar por onde transita a prioridade.
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Mesmo assim, o País investe 0,1% do PIB em estradas, contra a média de 3,3% dos dez países, e 0,4% em ferrovias (contra 2,2%).
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A produção cresce, mas não os canais para escoá-la. Eis a herança de Lula para Dilma na infraestrutura, e não é bem-vinda.
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Fonte: FSP, 23/12/2010
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