quinta-feira, 18 de novembro de 2010

FAO avisa: alimentos em alta!

x
Projeção severa
x
x

Os preços de alimentos atingiram a maior alta em dois anos e a FAO alerta que o aumento tem tudo para continuar em 2011.
x
Em seu relatório anual, a FAO afirma que o mundo deve se preparar para um cenário de alta de preços de alimentos e inflação que já afeta de forma negativa a balança comercial de cerca de 70 países.
x
As primeiras projeções são de que os alimentos devem ficar até 20% mais caros em 2011 e a conta da importação de alimentos no mundo vai superar a marca de US$ 1 trilhão em 2010, 26% a mais que no ano passado.
x
A projeção é a mais severa já feita pela FAO desde 2007, quando a alta nos preços de alimentos desestabilizou governos e levou milhares de pessoas a protestar em 25 países.
x
"Consumidores hoje não têm outra alternativa que a de pagar mais por seus alimentos. O tamanho da safra em 2011 está se tornando cada vez mais crítico.
x
"Para que os estoques sejam refeitos e os preços voltem à normalidade, uma expansão importante da produção será necessária", alertou a FAO. Para a entidade, "os países precisam continuar vigilantes sobre seus estoques".
x
Nos últimos meses, os preços do milho e trigo subiram em 40%. Farinha de mandioca, manteiga e açúcar estão registrando os maiores preços em 30 anos.
x
Já a carne e o pescado estão com seus preços acima de 2009. Isso sem falar no algodão, com os maiores preços em 140 anos. No geral, a inflação nos alimentos é 15% maior que a de 2009.
 x
Fonte: Jamil Chade - O Estado de S.Paulo
x

Nenhum comentário: