terça-feira, 14 de setembro de 2010

Reforma Agrária - Questão de Consciência ...

x
... nas páginas da História (III)
x
Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança
x
À época, uma solerte e perigosa guerra psicológica solapava os princípios do direito de propriedade.
x
A pressão psicológica exercida pela imprensa, por certa intelectualidade e certos corifeus da esquerda católica criava um clima de hostilidade contra os proprietários rurais.
x
Eles próprios começavam a sentir escrúpulos de consciência por possuírem terras herdadas de seus maiores, ou legitimamente adquiridas pelo trabalho, e ensaiavam preci­pitar-se pela rampa resvaladia das concessões.
x
“Ceder para não perder” era o lema imaginado para tentar contornar a situação.
x
Dado o rumo que tomavam os acontecimentos, podia-se prever que imensas convulsões – as quais fariam obviamente o jogo do comunismo –sacudiriam o Brasil no momento da aplicação efetiva de uma reforma agrária confiscatória.
x
Nessa emergência, o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira concebeu a idéia de que só uma obra de envergadura que tratasse a um tempo dos aspectos doutrinários e técnicos do problema agrário, poderia elucidar os meios católicos e os ambientes rurais, cortando o passo à agitação que crescia ameaçado­ramente.
x
Assim, ele idealizou Reforma Agrá­ria – Questão de Consciência.
x
Com a valiosa cooperação de dois Bispos, seus amigos e companheiros de luta desde os tempos do "Legionário", D. Antonio de Castro Mayer, Bispo de Campos, D. Geraldo de Proença Sigaud (então Bispo de Jacarezinho (PR) e do economista Luiz Mendonça de Freitas, trabalharam na elaboração do livro concebido.
x
O resultado foi surpreendente, como pretendo mostrar em outro post.
x

Nenhum comentário: