domingo, 25 de julho de 2010

Reserva legal = desemprego, diminuição da ...

x
...produção e altos custos

x
O prazo para que proprietários rurais averbem parte de sua terra como área de reserva legal termina em junho de 2011. Quem não cumpri-lo terá de pagar multas pesadas.
x
No entanto, alguns estados, como São Paulo, enfrentam sérias dificuldades para cumprir a determinação, principalmente por parte de pequenos produtores.
x
Em entrevista ao Jornal da Cidade, João de Almeida Sampaio Filho, secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, avaliou o problema e a revisão do Código Florestal.
x
Sampaio afirma que o estado possui uma área agrícola consolidada há décadas, grande parte estabelecida possivelmente até antes do Código Florestal ter entrado em vigor, em 1965.
x
"Então, imaginar que vamos pegar 20% das áreas em produção e transformar em reserva legal, não é uma atitude, nesse momento imediato, de bom senso", ressalta.
x
O secretário avalia que o custo que isso representaria para o pequeno agricultor é muito alto: plantar, limpar e cuidar de uma área reflorestada até que se torne floresta, custará cerca de R$ 7 mil p/hectare em área plana.
x
"E esse recurso o produtor não tem", ressalta. Outro ponto é a perda de lucro. "Para esses proprietários, deixar de produzir em 20% significa passar a ter prejuízo.
x
Isso porque a rentabilidade líquida dos produtores não representa 20% da renda deles", salienta.
x
A terceira situação elencada pelo secretário é a redução de postos de trabalho que pode ser desencadeada.
x
Fonte: O Xingu, julho de 2010.
x

Nenhum comentário: