segunda-feira, 19 de abril de 2010

Raposa/Serra do Sol, festa para inglês ver

x
Índios não vão a "festa" de Lula
x
Sílvio da Silva: “Ninguém nos convidou e vamos ignorar a festa”
x
x
O coordenador da Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos de Roraima (Sodiur-RR), Sílvio da Silva, confirmou ontem à Folha que os indígenas integrantes da entidade não vão participar da festa da homologação, com a presença do presidente Lula, que ocorrerá hoje, 20 de abril, na aldeia Maturuca.
x
Silvio negou que possa haver conflito direto com índios ligados ao CIR - organização ligada à CNBB, que organiza a festa - mas afirmou que eles não comparecerão, pois as medidas restritivas aos brancos para entrada no local foram estendidas também aos índios liderados por ele.
x
“Estamos sendo humilhados. Não vamos fazer manifestação, mas também não vamos participar de uma festa onde temos que nos credenciar para entrar em nossa própria terra".
x
"Vimos, no mapa na FUNAI que terão quatro barreiras e só entra se estiver credenciado. A festa não é para índio é para alemães, italianos, para Lula e não para o povo, para os índios da terra”, criticou.
x
Apesar de ser a segunda maior organização indígena do Estado, com 55 comunidades e nove mil índios, Silva afirma que a Sodiur não foi convidada para a festa.
x
Por sua vez, o órgão do CIMI afirma que todos os indígenas estão convidados para a comemoração.
x
“Foi divulgado que a festa é para todos e por exigência da segurança da Presidência da República é que todos os participantes têm que se cadastrar, inclusive os índios, disse a assessoria de imprensa.
x
Fonte: Folha de Boa Vista, 16/4/2010
x

Nenhum comentário: