terça-feira, 6 de abril de 2010

Ditadura ambiental chegando às cidades (II)

x

Produzir comida é crime?
x
x
É sempre uma luta feroz que se trava na discussão em busca de responsáveis por crimes ambientais hediondos.
x
Mas no final sempre são os agricultores os apontados como culpados, como “aqueles que destroem o meio ambiente”.
x
São sempre eles os chamados de bandidos, que ousam derrubar árvores para produzir alimentos, criar suínos, aves, bovinos, peixes etc.
x
Ou como muitos dizem: “Esses caipiras, que não sabem nem falar ou se vestir, são tão ousados e atrevidos ao querer usar a natureza onde a legislação ambiental brasileira proíbe e diz que é crime”. Será ousadia?
x
Nessas andanças pelo Brasil, pelas audiências da Comissão Especial do Código Ambiental, o que vejo, e o que todo o Brasil também deveria reconhecer, são agricultores, trabalhadores que lutam por suas atividades, por melhor qualidade de vida, por garantias e também que pensam na produção brasileira, que abastece o País e exporta para manter o superávit da balança comercial e gerar 33% dos empregos.
x
Por onde passo, escuto dos agricultores, “mas deputado, nós trabalhamos de sol a sol e não temos salário fixo, 13º, plano de saúde, previdência, seguro de safra, estamos pagando para trabalhar. Produzir comida é crime?”.
x
Fonte: Valdir Collato, Eng° Agrônomo, deputado federal (SC), Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional

Um comentário:

Gaúcho disse...

Outubro está aí, e se os agricultores e defensores da livre iniciativa não partirem para cima dessa gente, a coisa vai piorar. Saudações e o meu reconhecimento ao belíssimo trabalho do Dep. Valdir Clatto, Kátia Abreu, Stephanes, Onix Lorenzzoni, e demais que defendem o lado certo de fazer as coisas, ao invés de atacar quem é bom para o Brasil e defender a rafa ambientalista que apossou-se dos cargos no setor pútrido, digo, público em todas as esferas, desde o município até o trono mais alto do setor.