sexta-feira, 12 de março de 2010

Quilombolas na Lagoa Rodrigo de Freitas

x
INCRA já preocupa citadinos!
x
x
Uma das regiões mais nobres da cidade está no alvo de uma disputa que corre há décadas na Justiça, e agora passa por mais um round.
x
Vinte e dois condomínios na região da Fonte da Saudade, área com um dos metros quadrados mais caros do Rio de Janeiro, à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, foram notificados em 2008 pelo INCRA, e receberam a informação que suas casas ocupavam uma área destinada ao Quilombo Sacopã.
x
Com isso, os moradores ficaram temerosos quanto ao seu direito de propriedade.
x
A legitimidade do quilombo é questionada.
x
Para a presidenta da Associação dos Moradores da Fonte da Saudade, a médica Ana Simas, o terreno foi propriedade da família Darke de Mattos, cuja matriarca saiu do país e deixou no local os antigos empregados, que ali fixaram residência.
x
– Ali nunca foi quilombo, o Luís é descendente do Manoel Pinto, que ficou ali depois que a dona viajou e não voltou.
x
Hoje, uma parte é Área de Proteção Ambiental (APA), um lugar público, e eles não podem construir nada ali, e nem morar. E agora eles querem tomar a área dos condomínios com ajuda do Incra.
x
Isso fere o direito à propriedade – acusa Ana, acrescentando que os quilombolas estariam desmatando a região.
x
Segundo Kátia Vasconcellos, síndica do condomínio Chácara Sacopã, uma das construções notificadas pelo Incra, o objetivo do quilombo seria ter a propriedade de áreas vazias que são da prefeitura.
x
– Eles reinvidicam áreas da prefeitura e destinadas à conservação, e querem construir mais residências. Eles simplesmente não podem usar um terreno que não é deles – afirma.
x
(Continua no próximo posto)
x
x

Nenhum comentário: