terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ABRA OS OLHOS, CITADINO (II)

xx
A agropecuária no
nosso dia-a-dia
x
Ele toma café da manhã, com ovos vindos de Bastos, leite de uma cooperativa do Rio de Janeiro, broa de milho colhido em Londrina, um mamão vindo do Espírito Santo, suco de laranja de Araraquara, e um cafezinho vindo direto de São Lourenço.
xx
Ele lê um jornal impresso em papel feito de eucalipto crescido em Três Lagoas.
x
O Sr. Oliveira entra em seu carro, abastecido com álcool de cana de açúcar produzida em Piracicaba, com pneus de borracha saída dos seringais de São José do Rio Preto.
x
Enquanto ele vai ao trabalho, a Sra. Oliveira vai às compras nos supermercados do bairro, sempre pesquisando os melhores preços das frutas, das verduras e da carne para não apertar o orçamento familiar.

x
No almoço, o Sr. Oliveira come um filé de frango criado no Paraná, alimentado com soja de Goiás e milho do Mato Grosso, com molho de tomate de Goiás.
x
Tem arroz do Rio Grande do Sul, feijão dos pivôs do oeste baiano. Tem salada das hortas de Mogi das Cruzes.
x
Suco de uvas do Vale do São Francisco e, de sobremesa, goiabada feita com goiabas de Valinhos, e açúcar de Ribeirão Preto, e queijo de Uberlândia. Outro cafezinho dessa vez da Bahia.
x
Hoje à noite é de comemoração. Sua empresa fez um corte de pessoal mas felizmente o Sr. Oliveira manteve o emprego. Ele leva a esposa jantar fora.
xx
Vinho do Vale dos Vinhedos gaúcho. Presuntos e frios de porco criado em Santa Catarina, alimentado com soja paranaense, filet mignon de bois criados no Sul do Pará.
x
Chocolate produzido com cacau do sul da Bahia. E outro café de Minas, adoçado com açúcar pernambucano.
x
Fonte: Fernando Sampaio é engenheiro agrônomo
x

Nenhum comentário: