quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Só a safrinha = 70 mil pés!

x
Reservas Indígenas produzindo maconha!
x
x
xx
Policiais descobriram 70 mil pés de maconha e 32 mil mudas dentro da Reserva Indígena do Alto Turiaçu na fronteira do Maranhão com o Pará. A área, de 5.300 km², deveria ter plantação de mandioca e batata.
x
Mas, além da maconha, um sobrevoo indicou a existência de um gigantesco garimpo ilegal e exploração ilegal de madeira. A região é usada pelos traficantes por ser de difícil acesso, e ser uma área indígena, o que dificulta o acesso da polícia.
x
A droga estava sendo plantada em uma área de 10 quilômetros quadrados. Só com uso de helicóptero é possível chegar à região. Trata-se de área conhecida pela produção de maconha, e combatida entre 2001 a 2004. Depois, ficou esquecida...
x
O plantio encontrado é classificado como 'safrinha fora da época', que abastece o mercado enquanto a safra não chega, pois o seu período é de janeiro a junho.
x
O
Maranhão é apontado como um dos principais produtores da droga. Os traficantes de Pernambuco migraram para a Terra Indígena Alto Turiaçu, além de outras duas reservas indígenas, a Awá e a Caru.
x
As terras formam um conjunto contíguo, completado pela Reserva Biológica do Gurupi, está sob constante exploração madeireira ilegal, atividade que vem sendo desenvolvida abertamente.
x
As cidades onde atuam as madeireiras ficam a cerca de 30 km das aldeias indígenas. É das terras indígenas que a madeira é cortada ilegalmente.
x
E os índios, coitadinhos, são as grandes 'vítimas' dos gananciosos madeireiros, não é? E quem os manipula não aufere nada?
x
De 36 madeireiras que atuam nos quatro municípios, 34 utilizam madeira extraída irregularmente das reservas.
x
As reservas indígenas no Maranhão somam cerca de 16 mil km² e são o que resta da Floresta Amazônica no estado.
x
Enquanto isso o governo luta pela criação de mais Reservas Indígenas!... Mas, ah, se essas terras pertencessem a um particular! A CPT, o MST estariam gritando, protestanto e destruindo para exigir a expropriação delas!
x
Fonte: O Globo

Nenhum comentário: