sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rolo compressor da FUNAI

x
Absurdo: portaria da FUNAI passa por cima de Governadores,
de prefeitos e de toda a sociedade
x

Dourados sedia encontro de prefeitos para discutir demarcação
x
x


Dourados sediou ontem reunião com prefeitos dos municípios atingidos pela portarias da FUNAI visando identificar terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Compareceram 18 prefeitos. O objetivo foi fazer um levantamento da situação nos municípios, além de definir estratégias de ações.
x
O prefeito de Terenos, Humberto Rezende Pereira, presidente da Associação dos Municípios, declarou: “Estamos aqui para defender os interesses dos municípios e não dos fazendeiros. Queremos dar assistência digna às comunidades indígenas, porém, os municípios não podem ficar inviabilizados economicamente”, afirmou Beto Pereira.
x
Já o prefeito Ari Artuzi, anfitrião do encontro, ressaltou que é contra as demarcações da forma que a FUNAI está propondo. Ele citou como exemplo os 1.250 hectares de terras do Panambizinho, altamente produtivas, que foram demarcadas e entregues a comunidade indígena em detrimento dos colonos, que há mais de 50 anos moravam e produziam na região.
x
E salientou: “Aquela região ficou inviabilizada economicamente depois da demarcação, hoje não existem mais casas e as terras viraram capoeira. Acho que os índios têm que ter suas terras para plantar. O governo tinha que adquirir terras para entregar as famílias indígenas, não simplesmente tirar daquele que já está produzindo e gerando renda”.
x
Por enquanto as portarias da FUNAI para realização dos estudos estão suspensas até que se transite em julgado a decisão do STF que beneficiou os índios da Raposa/Serra do Sol.
x
Fonte: www.agorams.com.br/

Nenhum comentário: