quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mais terras para índios na Bahia

Demarcação gera polêmica

Prefeitos, vereadores e agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema criticaram relatório da FUNAI s/ a demarcação de 47 mil hectares da região como terras dos índios Tupinambás.

No local, mais de 20 mil pequenos agricultores produzem cacau, piaçava, coco, e vendem para as redes hoteleiras estabelecidas na região, explicou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia.

Conforme os registros encontrados, as terras foram ocupadas pelos Tupiniquins, e não Tupinambás. "Mesmo que se considere como terras Tupinambás, o que propomos é uma solução pacífica que não exclua essas 20 mil pessoas", defendeu o presidente da Federação.

A representante da etnia, cacique Valdelice Amaral, disse que a convivência pacífica já não existe, mesmo antes da demarcação. "Morreram 17 índios na região. Quem matou?"
x
"E os latifundiários que estão lá ficam incitando nossos irmãos a dizerem que não são índios para não perderem o salário mínimo que ganham trabalhando quase como escravos nas fazendas", alegou.

O presidente da FUNAI afirmou que "no levantamento histórico-antropológico nós temos absoluta convicção de que os povos Tupinambás sempre habitaram aquela região".

O relatório da FUNAI foi publicado no Diário Oficial da União em abril e está em fase de questionamentos. No final, será encaminhado ao ministro da Justiça para se pronunciar sobre a demarcação.

Fonte: verdesmares.globo.com
x

Nenhum comentário: