quarta-feira, 1 de julho de 2009

Energia eólica:


x
x


xx

x

x

x

Por que tanta restrição?

x
Para nenhuma outra fonte de geração de energia o Governo Federal impôs condições e limites de capacidade de máquinas e equipamentos. Só para a energia eólica.

Por que tal discriminação? Por que tanta restrição?
x
Estas foram as perguntas mais ouvidas no Fórum Nacional Eólico Carta dos Ventos realizado em Natal, em meados de junho p.p..
x
É uma intervenção descabida do Estado em um assunto da economia interna das empresas, que devem estar livres para decidir sobre a potência e a classe do aerogerador que usará nesta ou naquele sítio eólico”, comentou o executivo de um grande grupo europeu com negócios crescentes no Brasil na área de geração da energia eólica.
x
Esse grupo, caso queira instalar uma fábrica de aerogeradores no Brasil, terá de limitar sua potência a 2MW; e para importar máquinas e equipamentos, terá de pagar 14% de Imposto de Importação.
x
Isso é veneno também na veia das empresas brasileiras que desejam investir no setor, mas é dopping potente para as duas únicas empresas, ambas estrangeiras, que já têm fábricas no Brasil.
x
Por isso, empresários daqui e do exterior e os governos estaduais, principalmente os nordestinos, farão pressão sobre o Palácio do Planalto para que o Ministério de Minas e Energia refaça sua Portaria Ministerial 211/09 que impõe as referidas restrições.
x


Blog: Será que o Governo aposta no atraso de energia para manter a população pobre e dependente da Bolsa eleitoral?
x
Diário do Nordeste (Fortaleza) 19/6/09
x





***



Nenhum comentário: