segunda-feira, 1 de junho de 2009

E a FUNAI não pára...

Índios podem se tornar donos de Olivença – distrito situado a 15 km ao sul de Ilhéus (BA) – e de uma área de 47 mil hectares nos seus arredores.
x
x

...de cumprir o programa do governo
x x
A novidade tem causado transtornos para as mais de 30 mil pessoas que serão afetadas, mais da metade na parte urbana de Olivença e toda a região da Sapucaieira.

A Câmara Municipal de Ilhéus discutiu o assunto e os ânimos se exaltaram. O plenário ficou lotado, principalmente de pequenos produtores e fazendeiros da região. A sessão não teve representante dos índios nem da FUNAI.

A disputa começou quando a FUNAI reivindicou, junto ao governo federal, uma imensa área territorial para abrigar a etnia Tupinambá. O espaço a ser demarcado equivale a 26% do território de Ilhéus.

Do balneário de Olivença, grande faixa de terra seria dos índios, segundo o estudo de três antropólogos da FUNAI. Da Praça Cláudio Magalhães para o oeste de Olivença, tudo seria dos Tupinambás. Da praça para o leste, a área urbana.

Segundo o levantamento dos antropólogos, contestado por fazendeiros, donos de imóveis e hoteleiros, os índios ficariam com a adutora que abastece a região, a escola, o centro cultural e o balneário da Tororomba, conhecido pelas águas medicinais, e a Sapucaieira.
xx
z
x

Nenhum comentário: