quinta-feira, 21 de maio de 2009

Trabalho "escravo"

x
In­jus­ti­ça não é divulgada...
x
A Organização Internacional do Trabalho-OIT con­de­nou o bai­xo ín­di­ce de con­de­na­ção de fa­zen­dei­ros no Bra­sil por prá­ti­ca de tra­ba­lho es­cra­vo...
x
A Jus­ti­ça bra­si­lei­ra ain­da é o gran­de pon­to de equi­lí­brio en­tre os cri­mes efe­ti­va­men­te pra­ti­ca­dos e as in­jus­ti­ças po­lí­ti­cas e po­li­ci­ais, mo­ti­va­das por in­te­res­ses es­cu­sos ou ape­nas “po­li­ti­ca­men­te cor­re­tos”.
x
Exis­tem ca­sos em que fa­zen­dei­ros ex­plo­ram tra­ba­lha­do­res? Cla­ro que sim. Mas es­ses são jus­ta­men­te os que a Jus­ti­ça con­de­na. Gran­de par­te das de­nún­cias de “tra­ba­lho escravo” é in­jus­ta e fa­bri­ca­da por fis­cais mo­vi­dos a ide­o­lo­gia e não a le­ga­li­da­de.
x
Te­nho um ami­go que, cer­ta vez, con­tra­tou um em­prei­tei­ro pa­ra fa­zer cer­cas em uma sua fa­zen­da pró­xi­ma a Re­den­ção, no Pa­rá.
x
O em­prei­tei­ro foi con­tra­ta­do na ci­da­de e se­guiu com ele pa­ra a fa­zen­da. Pe­diu que ele com­pras­se uma mo­tos­ser­ra, que se­ria de­pois des­con­ta­da na em­prei­ta­da.
x
Che­gan­do à fa­zen­da, a 200 qui­lô­me­tros de Re­den­ção, o em­prei­tei­ro achou di­fí­cil a ta­re­fa e de­sis­tiu.
x
Que­ria vol­tar a Re­den­ção, mas o fa­zen­dei­ro pon­de­rou que pre­ci­sa­va to­mar al­gu­mas pro­vi­dên­cias, e pe­diu que aguar­das­se. Se em dois ou três di­as não sur­gis­se uma con­du­ção, ele mes­mo o le­va­ria de vol­ta a Re­den­ção.
x
En­quan­to is­so, fi­ca­ria na fa­zen­da, hos­pe­da­do sem qual­quer cus­to. O em­prei­tei­ro aqui­es­ceu.
x
E a mo­tos­ser­ra? “Fi­co com ela”, dis­se o fa­zen­dei­ro. “Ali­ás, com­prei em meu no­me. Ser­vi­rá pa­ra o ou­tro em­prei­tei­ro que vi­er”. Aqui­es­cên­cia do em­prei­tei­ro.
x
No dia se­guin­te che­ga um fis­cal do tra­ba­lho. Ve­ri­fi­cou tu­do: alo­ja­men­tos, ali­men­ta­ção, do­cu­men­tos dos em­pre­ga­dos. Tu­do em or­dem.
x
“E vo­cê?” — per­gun­tou ao em­prei­tei­ro, que res­pon­deu es­tar ali aguar­dan­do ser le­va­do de vol­ta a Re­den­ção, por não ter com­bi­na­do o ser­vi­ço.
x
“Vo­cê es­tá sen­do man­ti­do aqui con­tra sua von­ta­de e tem di­rei­to a in­de­ni­za­ção.” O em­prei­tei­ro, ma­lan­dra­men­te, acei­tou a in­jus­ti­ça.
x
O fis­cal la­vrou um au­to de tra­ba­lho es­cra­vo, cár­ce­re pri­va­do e re­ten­ção de fer­ra­men­ta de tra­ba­lho. A fer­ra­men­ta de tra­ba­lho era a mo­tos­ser­ra, que, to­ma­da do fa­zen­dei­ro, o em­prei­tei­ro le­vou de gra­ça, no ato.
x
Ao ten­tar ar­gu­men­tar com o fis­cal, ao fa­zen­dei­ro foi di­to que se ca­las­se, sob pe­na de pri­são. Só po­de­ria fa­lar de­pois, no pro­ces­so.
x
Ho­je es­tá ina­bi­li­ta­do nos ban­cos pú­bli­cos pa­ra fi­nan­cia­men­tos, e ti­do co­mo ex­plo­ra­dor de tra­ba­lho es­cra­vo. Só vai se li­vrar da pe­cha ao fi­nal do pro­ces­so ju­di­cial, que, co­mo sa­be­mos, é de­mo­ra­do.
x
Fonte: Jornal Opção, Goiânia, 20 de maio de 2009 – Coluna Contraponto
x



Nenhum comentário: