quarta-feira, 27 de maio de 2009

IBAMA mata jovem potiguar...

x
x
...por causa de uma pombinha
x
Depois de postar matéria sobre a morte de um gambá no Campus de uma Universidade mineira, tomamos conhecimento de um caso que acabou de ocorrer no Nordeste - dia 23 p.p. -, desta vez com a morte de uma pomba silvestre...
x
Se a morte do gambá foi razão para tantos expedientes envolvendo delegacia de polícia ambiental, reitoria da faculdade, ONGs, investigações e até ameaça de expulsão dos alunos envolvidos com a morte do marsupial, o que poderemos esperar da morte de uma rola?
x
A pomba parece, de fato, ter sido caçada com um pedaço de pau por um jovem camponês. Talvez para comê-la. Ou ainda pelo mero prazer de caçar, hábito comum entre os aficionados à caça, e depois iria para a panela...
x
Mas, pasme, leitor! O jovem caçador, deficiente de uma perna e desarmado, recebeu por parte dos fiscais do famigerado IBAMA - que vê crime em tudo - a pena capital de execução imediata!
x
A covarde morte do jovem agricultor Emanuel Jesian Barbosa, 20 anos, em Jandaíra, RN, quando caçava arribaçãs ou pombas-do-sertão (foto) começa a ser investigada...
x
Pelo que consta, dois agentes do IBAMA abordaram Emanuel enquanto ele caçava rolas tendo como "arma" apenas um galho de árvore e o mataram com um balaço de revólver calibre 38. E o tiro foi para matar, pois a bala se alojou no pescoço do rapaz.
x
Esaú Barbosa, pai de Emanuel, conta que o filho estava em companhia de Leandro Quirino, de apenas 16 anos, quando foi surpreendido por agentes do IBAMA. Eles estavam desarmados e portavam apenas galhos de árvores usados para atingir as aves.
x
A fiscalização que resultou na morte do rapaz aconteceu à noite, por volta das 22h no momento em que Emanuel e seu colega estavam sozinhos num trecho do Assentamento Boa Vista.
x
O superintendente do IBAMA/RN Alvamar Costa de Queiroz procurou assim justificar a ação de seus fiscais sanguinários: “Os agentes não sabem quem está do outro lado e se estes não estão desarmados”. Ademais, ele não acredita que os rapazes estivessem caçando apenas para comer as aves.
x
Pobre Brasil! Até quando?
x
Fonte: Tribuna do Norte
x

Nenhum comentário: