domingo, 26 de abril de 2009

O arroz da Raposa/Serra do Sol acabou

x
Dois milhões deixarão de
x
comer arroz de Roraima!
x x

Atendendo a um leitor, damos abaixo os números do arroz de Roraima.

A miopia ideológica do governo em relação à Raposa/Serra do Sol provoca um irônico esbarrão com a realidade da crise mundial de alimentos. A ironia está em que a demarcação implica na interrupção da produção de arroz na área. Roraima será importador do produto.
x
Além de abastecer o mercado local, o arroz abastecia o mercado do Amazonas, Pará e Amapá. Estimativas da Embrapa estimam que o arroz de Roraima alimentasse uma população de dois milhões de pessoas.

xx
O arroz era cultivado em Roraima há mais de três décadas, com índices de produtividade que hoje são os mais altos do País, superiores a 6 toneladas por hectare.
x
Como a área cultivada era de 20 mil hectares, a produção oscilava entre 120-130 mil toneladas/ano. E proporcionava mais de 6 mil empregos diretos e indiretos, sendo que representava 7 a 8% do PIB de Roraima.
x
Com a decisão de expulsar os arrozeiros, o Governo coloca em risco não apenas a ordem social do Estado como a própria segurança alimentícia da população de Roraima e dos Estados para os quais o arroz era enviado.

x

x
***

Nenhum comentário: