terça-feira, 7 de abril de 2009

FUNAI, useira e vezeira de...


xx
... ignorar a lei

x


O senador Valter Pereira (MS) reclama por legislação sobre as 19 exigências feitas pelo STF ao decidir sobre a demarcação da Raposa/Serra do Sol. Sem isso, ele acredita que a FUNAI, "useira e vezeira de ignorar a lei", não cumprirá as determinações, pois não há punições.
x
Para ele, um dos pontos mais importantes decididos pelo STF foi a participação dos estados e municípios nos processos de demarcação de reservas. Até então, a FUNAI "apenas ouvia" os estados e municípios, sem levar em consideração suas manifestações.
x
Nos últimos meses a FUNAI editou seis portarias com demarcações no Mato Grosso do Sul. Mesmo depois da decisão do STF ela "segue na mesma toada" e já emitiu outras demarcações, "como se o órgão estivesse acima do Supremo, acima do bem e do mal", alertou o senador.
x
Valter Pereira é relator de duas propostas de emenda constitucional sobre áreas indígenas e apresentou voto favorável à sua aprovação. A primeira delas é do senador Mozarildo Cavalcanti (RR), que transfere para o Senado a competência das homologações.
x
A segunda (PEC 03/03), do então senador Juvêncio da Fonseca (MS), responsabiliza a União pela expropriação de terras legalmente adquiridas por fazendeiros e depois incorporadas a reservas indígenas.
x
Fonte: Agência Senado

x


* * *


Nenhum comentário: