domingo, 26 de abril de 2009

Arrozeiro pede mais prazo

Ser-lhe-á concedido?


Apesar do tráfego de caminhões carregados com tratores, colheitadeiras e outras máquinas agrícolas ter se tornado intenso nos últimos dias na Raposa/Serra do Sol, Paulo César Quartiero diz ser impossível retirar tudo de lá antes de quinta-feira. "Quero ao menos 45 dias."

Quinta-feira é o “Dia D” dado pelo STF aos não índios para deixar as terras onde viviam e trabalhavam. "Já fizemos mais de 100 viagens de caminhões da fazenda para Boa Vista", diz Quartiero sobre percurso de mais de 200 km.

O fazendeiro, que chegou a ser preso no ano passado após conflito entre funcionários de sua fazenda e índios, diz quer tirar tudo que puder do interior da reserva: "vou levar azulejos, piso, telhado."

Os ex-arrozeiros dizem que todas as despesas com a operação de retirada estão sendo custeadas pelo grupo, "sem ajuda nenhuma do governo federal". Ivo Barili alugou um terreno em Boa Vista para guardar o maquinário retirado.

Afirma que ele e seus colegas que plantavam arroz na Raposa se tornaram "sem-terra". "Está tudo jogado no tempo lá no terreno. Vai apodrecer. Vou entrar para o movimento dos sem-terra e acampar em algum lugar", ironizou.

Barili reclama que ainda não foram identificadas áreas para que os rizicultores sejam colocados e que o valor da indenização que eles podem receber só deve ser resolvido após a retirada dos não índios do local.

Mas não são apenas equipamentos que ainda precisam de destino. Os arrozeiros dizem que, juntos, têm ao menos 5.000 cabeças de gado na região. Até agora, não sabem o que fazer com os animais. Também dizem que ainda falta colher parte do arroz plantado.

Após a saída dos não índios, a próxima pendência a ser resolvida é a convivência entre grupos de índios rivais.

Desde a homologação, índios ligados ao CIR (Ligado à CNBB) defendiam que só índios ficassem na área. Já a SODIUR (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima) apoiava a permanência de não índios.

Fonte : http://www.folhabv.com.br

Nenhum comentário: