segunda-feira, 27 de abril de 2009

36 milhões de multa! ...



... Prêmio para quem produz


O maior produtor de arroz da Raposa/Serra do Sol era o gaúcho Paulo César Quartiero. Ademais, criava cerca de 5 mil bois da raça canchim, além de plantar soja. Encontrava-se ali desde a década de 70, quando o governo Médici implantou a política "ocupar para integar" Foi exemplo de pioneirismo, de coragem e de muito trabalho.


Quartiero e mais 6 produtores eram responsáveis por 8% do PIB de Roraima! Por 10 anos, lutaram para continuar no local. Prevaleceu a insensatez, e 30 de abril será o último dia para eles deixarem tudo para trás e nunca mais voltar...


Apesar de certa imprensa acusá-lo de destruir tudo antes de sair, cremos que ele apenas facilita a vida dos índios ao retirar tudo o que ele pôs lá, deixando apenas a terra e as águas para os índios. Não é exatamente por isso que ele e seus colegas foram expulsos de lá? Afinal, índio não vive de caça e pesca?


Ontem, ao falar sobre a sua saída das terras que regou com seu suor durante mais de três décadas, Quartiero desabafou não sem razão: "Meu erro foi ter confiado na Justiça, foi ter confiado no Exército, que me disse: 'Lute que nós apoiaremos'', mas não apoiaram".


De acordo com as leis, ele e os outros produtores não terão direito a indenização pelas terras nas quais investiram pesadamente, poderão receber apenas pelas benfeitorias. A avaliação já foi feita por órgãos do governo, mas Quartiero contestou o valor e se recusou a receber a primeira parcela, já depositada em juízo.


Quartiero enfrenta ações ambientais. Por liderar a resistência para continuar produzindo, técnicos da área ambiental o acusam de crimes ambientais. As multas chegam a R$ 36 milhões!


Este é o prêmio para quem produz no Brasil!!!


Quartiero afirmou que havia perdido a batalha, mas sairia de cabeça erguida. E completou: Ficarão aqui os fundamentalistas do famigerado CIR - Conselho Indigenista Missionário, irmão siamês da CPT e do MST, a serviço de interesses internacionais.



Nenhum comentário: