quarta-feira, 11 de março de 2009

MST, vítima??

x
E a Justiça começa a se mover
x
x
Enquanto a Via Campesina fazia arruaças Brasil em 9 Estados, o juiz federal José Carlos Francisco determinava o bloqueio dos bens da ANCA – Associação Nacional de Cooperação Agrícola, ligada ao MST.

O motivo é a não comprovação da correta utilização de R$ 3,8 milhões cedidos pelo Programa Brasil Alfabetizado, que previa a capacitação de 2 mil educadores e a alfabetização de 30 mil jovens e adultos.
x
Acusado de ser o maior beneficiado, o MST tenta se defender: "É uma resposta do judiciário a uma entidade que atua na construção da Reforma Agrária", afirma Gilmar Mauro, coordenador do MST.

Para ele, as acusações fazem parte de uma "perseguição ao movimento". E faz questão de ressaltar que "a ANCA só existe porque o Estado não age como tal". A Anca possui figura jurídica, ao contrário do MST.

Sobre as invasões e depredações no último dia 9, Gilmar afirma que tais manifestações são a única maneira que o movimento encontra para chamar atenção da sociedade e autoridades. "A organização nacional faz parte disto", constata.

"O que fizemos foi um alerta ao setor agrícola e produtor de alimentos", afirma o dirigente do MST.

Fonte: Terra Magazine

Nenhum comentário: