sábado, 21 de março de 2009

Matéria para exame de consciência...


ONGs internacionais comemoram

A decisão do STF expulsando os plantadores de arroz da Raposa/Serra do Sol representa um "imenso alívio" para todos os índios do país, saudou a ONG Survival International.

Para as ONGs, a decisão era muito esperada porque ela criará jurisprudência para vários outros casos de litígios em torno da criação de reservas que cobrem 12% do território brasileiro.

"Esse julgamento dará um alívio considerável não somente para os 20.000 índios que vivem na Raposa, mas também para os centenas de milhares de outros no restante do país e para todos os seus amigos pelo mundo", considera a ONG.

"No centro desse caso, havia uma questão muito simples: deveria-se autorizar os índios que vivem em uma terra desde os tempos mais remotos a permanecer de maneira pacífica, ou deixar os fazendeiros e proprietários de terras mais poderosos das América do Sul expulsá-los em nome do desenvolvimento", resumiu a ONG Survival em um comunicado.

"Felizmente, o tribunal ficou do lado dos índios e rejeitou o argumento vergonhoso do Exército, segundo o qual as reservas indígenas ameaçam de uma forma ou de outra a soberania do país", acrescenta a ONG.

"É uma grande vitória para os índios de Roraima, que lutaram sem descanso durante décadas para chegar a isso", concluiu a Survival International.

A ONG Rainforest Foundation, criada pelo cantor britânico Sting, também comemorou a "formidável vitória" para os índios do Brasil.

A Suprema Corte "decidiu expulsar os ocupantes ilegais dessa região, onde um punhado de produtores de arroz recorreu à violência para permanecer nela", destacou Christine Halvorson, uma das diretoras da ONG britânica, contatada pela AFP.
x
Comentário do BLOG: Seria bem o caso de nossas autoridades fazerem um exame de consciência acurado sobre o ocorrido...

Fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/

Nenhum comentário: