quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Política equivocada...

x
... e as falácia dos
x
agro-reformistas
x
Daqui, dali e de acolá, costuma-se ouvir o argumento de que o Brasil seria constituído por grandes latifúndios. Na verdade, isso não passa de uma falácia!
x
Vejamos. Existem no País cerca de 4,5 milhões de propriedades rurais, número equivalente à soma das propriedades rurais dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Argentina, juntos.
x
Se levarmos em conta que o território brasileiro é inferior a um terço ao dos territórios dos países acima mencionados, torna-se fácil inferir que o argumento é insustentável.
x
Enquanto isso, o Orçamento da União para 2008 conferiu ao Ministério do (anti)Desenvolvimento Agrário - MDA nada menos que R$ 2,5 bilhões, cerca de duas vezes e meia a rubrica destinada ao Ministério da Agricultura, que representou apenas R$ 1 bilhão.
x
Se tal foi a desproporção na dotação das verbas públicas, podemos concluir que o Governo Federal fomenta a política de Reforma Agrária que, na prática, há anos já deu provas de um rotundo fracasso.
x
Aliás, bem o demonstra o livro do jornalista Nelson Ramos Barretto, que visitou 60 assentamentos do INCRA, muitos indicados pelo próprio INCRA como bem-sucedidos.
x
Fonte: Nelson Ramos Barretto, in Reforma Agrária: o mito e a realidade. Ed. Artpress, São Paulo.
x

Nenhum comentário: