sábado, 14 de fevereiro de 2009

Freiada nas pretensões quilombolas

x
Regularização trancada

x
Waldir Neves (PSDB-MS) e Valdir Colatto (PMDB-AC) apresentaram Projeto de Decreto Legislativo que prevê a suspensão de todos os atos do governo com base no decreto 4.887/03, que regulamenta a concessão da posse de terra a quilombolas.
x
Em Mato Grosso do Sul há pelo menos 13 áreas ocupadas por remanescentes de quilombolas, mas apenas duas estão tituladas.
x
Já Carlos Santana (PT-RJ) grita: "Os latifundiários são contra a demarcação das terras de quilombolas. Ninguém está inventando as áreas quilombolas. Regularizar é reparar os danos da escravidão, que no Brasil foi planejada e fez parte de uma estratégia econômica".
x
Integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, o deputado Waldir Neves diz que é preciso discutir com cuidado a matéria e deve-se deixar claro no texto que apenas os povos comprovadamente quilombolas terão as terras regulamentadas.
x
Os deputados argumentam que o governo cometeu uma série de abusos ao editar a norma e criticam o uso de um decreto para regulamentar dispositivo constitucional. Segundo eles, a regulamentação só poderia ser feita por lei e não por decreto.
x
Fonte: Agência Câmara
x

Nenhum comentário: